Arquivos mensais: maio 2014

Primeira semana de exercícios físicos

Olá meus queridos! Vou falar hoje da minha experiência nesta primeira semana de exerçícios físicos em busca de saúde, bem-estar e um corpo melhor.

Sempre gostei de exercícios, mas por 10 anos aproximadamente fiquei  sedentária. Há uma semana começei a ir na academia, com acompanhamento de um personal trainer, para que eu possa fazer os exercícios corretamente sem sobrecarregar a coluna (tenho 3 hérnias de disco na região lombar).

1a. Semana academia

Confesso que não está sendo fácil, primeiro acordar cedo (as 5:30h da manhã), tomar os suplementos e correr para academia, ao sair da academia tenho aproximadamente 30 min para tomar banho, tomar café, preparar o meu lanche da manhã (conforme orientações da nutróloga) e correr para o trabalho (entro as 8h). É claro que não deu tempo ainda  de me organizar para fazer a minha maquiagem, mas levo meu kit maquiagem para fazer mais tarde, é claro (rsrsrss)!

Apesar de eu ter escolhido uma academia bem próxima da minha casa, ainda falta tempo para fazer tudo e sair de casa sem correria. Com um trânsito louco nas capitais do nosso País, aconselho quem quiser começar as atividades físicas, procurar academias ou parques próximos de suas residências ou do trabalho, com certeza vai facilitar e otimizar o tempo.

Mesmo com algumas dificuldades, eu procuro lembrar sempre quais são os meus objetivos, e que para conseguí-los eu tenho que ter força de vontade e seguir em frente. Acho que começar a fazer exercícios hoje aos 47 anos é muito mais difícil do que antes quando eu tinha meus 20 anos e não tinha muitos afazeres, mas é perfeitamente POSSÍVEL!

Estou com pouca força na musculatura e tenho feito os exercícios com pouco peso. São 4 vezes na semana, sendo 10 min de aquecimento na esteira e depois musculação, fazendo um total de 1h por dia.

Quando eu começar a perceber mudanças no meu corpo, vou postar aqui, fiquem de olho!

Mil beijinhos e até breve!

Pãozinho de Micro-ondas

Na minha alimentação inseri este pãozinho delicioso nos lanches da tarde.

Muitas pessoas já conhecem este pão de micro-ondas*, onde a receita original é do Dr. Dukan. Fazendo algumas modificações podemos adequar o sabor, inserir cereais (fibras) e recheios.

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Vou mostrar aqui o jeito que eu faço meu pãozinho e que me ajuda bastante nas refeições intermediárias (lanche principalmente da tarde).

* (obs: agora na nova ortografia, usa-se hífen quando a vogal que encerra o primeiro elemento é igual à que inicia o segundo)

Ingredientes:
1 ovo inteiro sem a pele da gema
2 colheres de sopa de iogurte desnatado
1 colher de café de fermento
1 colher de sopa de aveia em flocos (ou outro farelo que preferir)
1 pitada de sal (pode usar o light com baixo teor de sódio)
Ervas finas

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Quebrar o ovo e colocá-lo inteiro em uma tigela, não esquecendo de retirar a pele da gema.

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Colocar 2 colheres de sopa de iogurte desnatado.

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Colocar 1 colher de sopa de aveia (prefiro em flocos) ou outro farelo que preferir.

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Colocar 1 colher de café de fermento, ervas finas à gosto e uma pitada de sal (se preferir use o sal com baixo teor de sódio).

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Misture tudo com um garfo, coloque em uma forma retangular pequena de cerâmica sem untar (não se preocupem que não gruda) e leve ao micro-ondas por 2 min e 20 seg aproximadamente, na potência máxima, o tempo pode variar dependendo do forno.

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Depois sair do micro-ondas, leve para tostadeira para dourar.

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 Para o recheio você pode usar, requeijão light  com presunto de peru light , ou queijo cottage com tomate, rúcula e orégano ou outros recheios, é só usar a criatividade!

Eu vou usar 1 colher de sopa de atum light desfiado, 1 colher de sopa de cottage, orégano, limão seco e pimenta à gosto. Agora é só rechear e saborear esta delícia!!

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Espero que vocês tenham gostado. Deixem seus comentários, dúvidas e sugestões que responderei assim que eu puder.
Mil beijos!!

 

Superação

Acho que um dia cansei de ouvir as pessoas me perguntarem: “Você está grávida?”. Confesso que isso me aborrecia de verdade, mas parecia mesmo, infelizmente.

Superei os comentários negativos e passei a focar na mudança da minha alimentação, e o resultado foi que em 6 meses consegui eliminar 20 Kg, adquiridos após minhas 3 gestações.

Eu queria me olhar no espelho e ficar satisfeita com o que via. Estou ainda na fase intermediária, onde não estou totalmente satisfeita com o que vejo, mas estou em busca de um resultado melhor.

Minha auto-estima melhorou muito.  Começo a receber elogios , e pessoas que não me viam há algum tempo, se admiram com a mudança, e eu claro, adoro ouvir, os comentários tipo: “Nossa como você está magra”, isso me estimula a ir além.

Perder os 20 Kg em 6 meses foi relativamente fácil, mesmo aos 47 anos (atualmente), não passei fome, me alimentei de 3 em 3 horas, comi muitas frutas e verduras, bebi muita água, mas o resultado foi que perdi também massa muscular. Agora , esta nova fase está bem mais difícil, porque preciso seguir regras de alimentação adequada (pelo nutricionista). Antes eu escolhia o que comer, e hoje tenho que seguir as orientações para conseguir aos poucos transformar a gordura em massa muscular.

 Foco, determinação, perseveração são as palavras de ordem atualmente!

Dicas simples para educar os Filhos

Com três filhos de diferentes idades, sempre estou em busca de ações que possam ser compatíveis com a realidade da minha família facilitando uma questão tão difícil na atualidade que é a EDUCAÇÃO de nossos filhos.

            É tão comum dentro das famílias “modernas” a falta de tempo para acompanharmos cada atitude dos nossos filhos. O que percebi é que por conta desta “falta de tempo”, acabamos por aceitar atitudes completamente erradas das crianças por medo de ter que chamar a atenção deles e até por comodismo, e o resultado disso é consequentemente a formação de um adolescente desobediente, que não respeita as regras e pessoas, tornando o convívio dentro da família muito difícil.

Minha experiência materna começou há 19 anos atrás. Desejei tanto uma menina, que quando ela nasceu, meu coração se encheu, transbordou, e à medida que ela crescia, eu queria dar tudo que eu podia e que eu não podia (atitude errada). Cada dia ficava mais difícil falar “não” para ela. Aos poucos percebi que presentes não substituíam uma boa conversa, um abraço e um carinho. Sim, uma boa conversa, esta é a atitude correta! Expor pra ela consequências de certas atitudes, importância de estudar, de ser honesta, de ajudar etc. Fui percebendo que aos poucos as coisas foram melhorando e hoje não dispenso uma boa conversa com ela. Faço assim com meus outros 2 filhos.

Assisto sempre que posso programas de televisão que procuram ajudar famílias na educação de seus filhos, leio artigos relacionados à educação, e percebi que poderiam ser úteis na minha família também. Uso muitas das informações que aprendi e posso afirmar que com paciência aos poucos vamos mudando o comportamento das crianças.

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Educando meninos

                           Educando meninos

Nova ImagemMinhas dicas importantes na educação dos filhos:

  • Evite a palavra NÃO, pois muitas vezes para as crianças funciona como SIM.
  • Converse sobre as regras a serem seguidas dentro e fora de casa.
  • Elogios ao invés de criticas podem transformar o comportamento.
  • Presentes se possível somente nas datas comemorativas.
  • Falar sem gritar.
  • Olhar nos olhos deles ao falar.
  • Bater não é educar, bater é mais fácil, mas pode causar revolta. Então, converse, exponha as regras com autoridade, dê amor.
  • Votar atrás numa decisão pode fazer com que você perca a autoridade e a criança pode ficar confusa.
  • Fale que os ama todos os dias.
  • Procurar fazer pelo menos uma refeição em família por dia.
  • Ensinar as crianças guardarem os brinquedos após brincar.
  • Pelo menos meia-hora antes de dormir diminuir o ritmo da criança, isso vai tornar o sono mais tranquilo.
  • Criar uma rotina para o estudo.
  • Enfatizar a importância de 3 palavrinhas: Por favor, obrigado e desculpa.
  • Dê o exemplo, nunca fale “faça o que digo e não faça o que faço”.
  • Rezar (orar) com eles.
  • Escove os dentes na frente das crianças, isto irá tornar um hábito que eles irão copiar com facilidade! (sou dentista hehehe)

Obs: Em breve no Blog vou mostrar o “Quadro de Recompensa” que uso com os meus filhos para ajudar na educação!